Home » newsletter » Notícias » Cobrança da bagagem faz preço de bilhete aéreo cair até 30%, diz Abear

Cobrança da bagagem faz preço de bilhete aéreo cair até 30%, diz Abear

Postado por Comunicação em 27 de setembro de 2017.

Dados preliminares divulgados hoje pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) mostram que as novas regras de bagagem ( cobrança no despacho e aumento de 5kg para as de mão) sinalizam uma real tendência de queda nos preços das passagens aéreas.

Os dados colhidos pela entidade, entre junho e início de setembro, mostram que a tarifa média caiu entre 7% e 30% – a depender da companhia aérea e rota. Os números de passageiros que viajam sem bagagens variam de 60% (Azul), 63% (Latam) e 65% (Gol). A Avianca ainda não implementou as novas regras, mas anunciou esta semana que a partir do próximo dia 25 irá cobrar pela bagagem despachada em voos promocionais.

“Ainda é cedo para se fazer uma avaliação do real impacto das tarifas se bagagem sobre as tarifas médias praticadas. Entretanto, os dados recentes divulgados pela Anac e IBGE indicam uma trajetória de queda”, avalia Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, durante coletiva de imprensa.

Tendência inédita

Pela primeira vez em um ano a Abear entrega números positivos com relação à tarifa média das associadas. Segundo Sanovicz, a tendência de queda da tarifa, que ficou na média de 2,5 % no primeiro semestre , deve continuar e pode chegar a 7% no segunda metade do ano. “Se isso acontecer, podemos em alguns meses, talvez no começo do ano que vem, registrar uma tarifa média anual menor que R$300, algo inédito do órgão regulador”, analisa.

Debates vitais

A votação do projeto de teto para ICMS no querosene da aviação (PRS 55/2015) é uma das expectativas da Associação e companhias aéreas para potencializar a demanda de voos. O projeto segue na comissão de Infraestrutura. Outro debate vital é sobre o relatório que prevê a atualização do Código da Aeronáutica, último datado de 1986.(fonte: Brasilturis)

Por Mayra Salsa